Dor de Cabeça

A dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, pode ser um sintoma de diversos problemas relacionados à saúde. O tipo de dor de cabeça tensional, causado por tensões musculares, é o mais comum entre os pacientes.  No entanto, ele não é facilmente diagnosticado e muitas pessoas percorrem uma verdadeira via sacra entre médicos, exames e tratamentos, não conseguindo uma definição do real motivo de sua cefaleia.

Em casos de dor de cabeça AGUDA, é importante saber que ela é um caso exclusivamente médico. Deve-se pesquisar as possíveis origens não benignas, como um aneurisma, tumores, etc.

A sua dor de cabeça pode ser tensional se:

  • A intensidade da dor é moderada
  • A dor te acompanha por mais de três meses, com duração em torno de 15 dias por mês
  • Você já visitou pelo menos 2 médicos e não obteve sucesso
  • Não tem boas respostas com analgésicos comuns 

 

Quando crônicas, essas dores se concentram nos olhos, testa e ouvidos, podendo ser confundidas com sintomas de outras doenças, como a sinusite, por exemplo. Geralmente, há uma forte associação com dores no pescoço e ombros. Com o abuso de medicamentos sintomáticos, outros sintomas como o zumbido e a vertigem podem aparecer.

A boa notícia é que, ao contrário da enxaqueca, onde fatores genéticos e desconhecidos impedem o tratamento efetivo, a cefaléia do tipo tensional pode ser completamente eliminada com a restauração da saúde muscular e com mudança dos hábitos de vida estressantes e padrão de pensamentos, que são a causa real do problema.