3 RAZÕES PORQUE EU TRATO BRUXISMO COM MEDITAÇÃO

BruxismTreatment-FeaturedImage

Há quase 12 anos eu trabalho tratando pessoas com Bruxismo e Dores Orofaciais.

Logo nos primeiros anos percebi que, apesar dos brilhantes efeitos que a fisioterapia consegue obter em termos de consciência corporal, controle articular e relaxamento muscular, uma necessidade de se controlar os padrões mentais em quase todos os casos sempre fora vigente.

Estudei diversos tipos de técnicas para obter ferramentas mais eficientes. O que me fez procurar a Meditação foi uma sequência de artigos científicos que fui lendo a respeito dos efeitos desta para a saúde. Então, este foi o primeiro motivo:

  • Forte embasamento científico acerca da influência da meditação sobre diversas variáveis da saúde, inclusive depressão e ansiedade, que estão sempre tão presentes nos quadros de bruxismo e dor orofacial crônica.

Assim, fui estudando e frequentando cursos, experimentando algo que veio a ser uma prática constante em minha vida, pois acabei sentindo os benefícios em mim e em minha vida. Descobri as duas coisas mais fantásticas com a Meditação, que vieram a ser os outros dois motivos:

  • Presença: Ao prestarmos atenção em nossa respiração, e mais do que isto, direcionarmos a consciência da respiração para determinada região do nosso corpo, estamos permitindo que nosso cérebro consiga fazer os ajustes daquela região que ele não vinha fazendo por estar sobrecarregado com a poluição de pensamentos inúteis e ansiosos que mantemos o tempo todo. Assim, quando trato alguém conduzindo em meditação, convido-o a fechar aquelas múltiplas “janelas” abertas em sua mente, por onde escapam as energias, e concentrar naquele ponto que andou esquecido, desprotegido e se tornou um sintoma.

E eis o mais brilhante:

  • Do inconsciente para a Consciência: Ora, se o bruxismo é uma manifestação inconsciente, está claro que meu trabalho também deve considerá-lo. A psicossomática nos mostra que o corpo manifesta as angústias escondidas em nossas mentes. O que acontece, na maioria das vezes, é que passamos pela vida como tratores, no modo automático, sem darmos a devida atenção que nosso organismo merece. Engolimos desaforos, atropelamos nossos lutos, negamos nossos sentimentos. Tudo isto vai para “embaixo do tapete” do nosso inconsciente. O que não processamos, porém, o nosso corpo nos cobra. A Meditação é a maneira mais eficaz que conheço para resgatarmos estes elementos da nossa psique, podendo encarar, trabalhar, digerir, para que não mais sejamos pegos de surpresa por uma dor de cabeça, um dente trincado, uma tontura ou um zumbido. Isto são apenas sintomas. Mas ao invés de mandar nosso corpo “calar a boca”, precisamos ouvir o que ele tem a nos dizer.

 

Para isso, vamos Meditar! Simples assim :-)

 

 

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *